CLOSE
“TECNOLOGIAS ASSISTIVAS” É O TEMA DA FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DE AGOSTO

“TECNOLOGIAS ASSISTIVAS” É O TEMA DA FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DE AGOSTO

  • outubro 6, 2023

O encontro com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado de Ibirataia aconteceu na modalidade on-line, no dia 10 de junho, e abordou o tema “As Tecnologias Assistivas”. De acordo com o teórico Bersch, Tecnologia Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.

“O tema para estudo e reflexão justificou-se pela necessidade diante da modalidade de trabalho dos participantes e pela proposta de atividade que foi sugerida para o grupo no encontro do mês de maio, que era produzir um recurso pedagógico para um aluno específico, com objetivo e passo a passo para execução.”, relata a professora formadora Claudineia Queiroz, especialista em educação especial e inclusiva, mestranda em Educação Inclusiva pela UNEB.

De acordo com a professora, toda exposição de material em formato de slides, fotos e vídeos foi intencionalmente planejada para haver a interação dos participantes e assim ocorreu.

A formação ainda contou com o estudo de caso de um estudante que visivelmente estava necessitando das Tecnologias Assistivas no ambiente escolar comum, uma vez que no Atendimento Educacional Especializado ele conseguia desenvolver muitas atividades. A professora desse estudante estudado no caso teve a oportunidade de falar sobre seu aluno, mostrando a disparidade de comportamentos apresentados por ele no Atendimento Educacional Especializado e na escola comum.

A professora Claudineia Queiroz ainda destacou sobre a formação de agosto: “Ampliamos as discussões e chamamos a responsabilidade do AEE no que se refere as suas atribuições segundo a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009, que entre elas cabe ao professor de AEE ‘Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial’.,”, disse a especialista.